sexta-feira, 30 de março de 2012

CATEQUESE DE INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, CAMINHA COM O SÍNODO



ARQUIDIOCESE DA PARAÍBA

COMISSÃO ARQUIDIOCESANA DE CATEQUESE DE

 INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ



I - INTRODUÇÃO

Considerando o objetivo do Sínodo Diocesano que consiste em avaliar a qualidade da evangelização praticada ao longo dos 100 (cem anos) da Arquidiocese e planejar a ação evangelizadora, pastoral e formativa para os anos vindouros, à luz da Palavra de Deus, do Concílio Vaticano II, da Conferência de Aparecida e das Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil 2011-2015, observando que o primeiro semestre do ano de 2012 é destinado ao VER, chamando à atenção a contemplar nossa realidade para melhor planejar e agir. Apresentamos adiante alguns pontos de reflexão acerca da Catequese de Iniciação à Vida Cristã (Batismo, Crisma, Eucaristia), precisamente com base no Capítulo III das Diretrizes Gerais da CNBB - Igreja: casa da iniciação à vida cristã, que trata da segunda urgência na ação evangelizadora.
É importante: conhecer a realidade e traçar metas para a ação evangelizadora à luz da Sagrada Escritura e da Tradição. As Diretrizes indicam o caminho a seguir, abordando aspectos prioritários da ação evangelizadora, princípios norteadores e urgências irrenunciáveis para os planos de ação evangelizadora Diocesana.

II – UM POUCO DA HISTÓRIA

§  1983 – Catequese Renovada – Catequese prioridade das Igrejas particulares;
§  1986 – 1ª Semana Brasileira de Catequese – Fé e Vida;
§  Encontros Nacionais de Catequese  (inculturação, catequese urbana, afetiva, espiritualidade etc..);
§  1997  –  Diretório Geral para a Catequese (enfoque nos adultos);
§  2001 - 2ª Semana Brasileira de Catequese – Com Adultos, catequese adulta;
§  2005 - Diretório Nacional de Catequese – Apresenta a natureza e a finalidade da catequese;
§  2007 – Conferência de Aparecida (centralidade de Jesus Cristo - Discípulo Missionário );
§  2009 – Ano Catequético Nacional -  3ª SBC - Iniciação à vida Cristã - tema: "Catequese, Caminho para o Discipulado" e, por lema: "Nosso Coração arde quando ele fala explica as escrituras e parte o pão.” (Lc 24, 32-35);
§  2009 – Estudos da CNBB nº 97 – Iniciação à vida Cristã.
§  2011-2015 – Novas Diretrizes de Ação Evangelizadora

III – UM POUCO DA HISTÓRIA NA ARQUIDIOCESE DA PARAIBA
a)      Encontros de formação para o clero e catequistas

§  Fevereiro de 2010 – 1ª Semana Catequética – Metodologia Catecumenal para uma nova Iniciação Cristã – Assessor - Pe. Antônio Francisco Lelo;
§  Julho de 2010 – 2ª Semana Catequética – Iniciação Cristã; “Metodologia e Didática para o processo Catecumenal. Como fazer?” ;  Plano de Formação Permanente do Catequista -  Assessores - Pe. Antônio Francisco Lelo e Abadias Aparecida;
§  Março de 2011 – Encontro Arquidiocesano de Iniciação à Vida Cristã – Encontro com Jesus Cristo; Sinais do tempo; A Igreja;  Experiência de catequese em estilo catecumenal: Catecumenato Eucarístico com crianças; Catecumenato Crismal e Catecumenato de Iniciação à vida cristã com jovens e adultos da Paróquia São João Evangelista- RJ – Assessor - Pe. Lúcio Zorzi;   Sacramentos de Iniciação à vida Cristã – Pe. Washington.

b)      Encontros de formação para catequistas – 2010 - 2012

§  Terceiros domingos de cada mês – Estudos do documento 97 da CNBB; Estudo dos tempos e etapas do processo catecumenal conforme o RICA, Sínodo Diocesano.
§  Janeiro de 2011 - Síntese da metodologia catecumenal de iniciação à vida cristã conforme as orientações da Igreja – Pe. José Carlos Serafim e,  partilha das experiências catequéticas de iniciação cristã vividas nas paróquias de nossa arquidiocese;
§  Catequese e o Sínodo – Catequese de Iniciação Cristã e o tríplice múnus.

c)      Visitas às regiões de pastorais;
d)      Setembro de 2010 - Mini-assembleia Arquidiocesana de Pastoral – planejamento e metas para o ano de 2011, ocasião em que foi entregue documento tratando da organicidade da catequese na arquidiocese, regiões e paróquias.

IV – REFLEXÃO
*      A fé é Dom de Deus, mas a descoberta do amor de Deus manifestado em Jesus Cristo, não acontece sem a mediação dos outros. “Não se começa a ser cristão por uma decisão ética ou uma grande ideia, mas pelo encontro com um acontecimento, com uma pessoa, que dá um novo horizonte à vida e, com isso uma orientação decisiva”. DGAE- 37.
1.      Na catequese de iniciação à vida cristã estes mediadores são os bispos, os padres, diáconos, religiosos (as) e demais lideranças pessoas que são chamados a evangelizar (catequistas). A Arquidiocese, as regiões de pastorais, as paróquias têm se preocupado com a formação bíblica, litúrgica e doutrinária dos agentes evangelizadores (catequistas)?

2.      Nas paróquias ou comunidades eclesiais, os catequistas tem se esforçado, ou seja; querem ser capacitados para entender e assumir com entusiasmo a catequese de Iniciação à vida Cristã?

3.      A coordenação de pastoral da Arquidiocese se dispõe a valorizar os encontros de formação catequética da Arquidiocese ou da região para alcançar objetivos concretos para os catequistas de adultos, jovens e crianças?
4.      Há investimentos de recursos humanos e financeiros na pastoral bíblico-catequética?
5.      Dentre as disciplinas pastorais,  existe na grade curricular do seminário (formação dos futuros padres), cadeira de catequese de iniciação à vida cristã, conforme a Igreja propõe?

*      Cada tempo e lugar têm um modo próprio para apresentar Jesus Cristo e suscitar um seguimento à sua pessoa. Os meios utilizados em outros tempos para a iniciação cristã não possuem a mesma eficácia de antes. Exemplo, a família - transmissora da fé e dos valores, por causa das transformações não cumprem mais esta missão; O mesmo ocorre com outras instituições, todavia com a mudança de época exige que o anúncio de Jesus Cristo não seja  mais pressuposto, porém explicitado continuamente. É preciso ajudar as pessoas a conhecer Jesus Cristo, fascinar-se por Ele e optar por segui-lo. Daí a importância da Iniciação à vida cristã. DGAE-38 -40.

6.      Considerando a pluralidade, diversidades de realidades (urbana, rural, periferia, etc.), como as nossas paróquias estão desenvolvendo o processo de iniciação à vida cristã que conduza a um encontro pessoal, cada vez maior com Jesus Cristo? Como estamos educando na fé e alimentando a experiência cristã?

*      A Conferência de Aparecida elevou a iniciação à vida cristã a categoria de urgência. Ela não se esgota na preparação aos sacramentos Batismo, Crisma e Eucaristia. Ela se refere à adesão a Jesus Cristo que deve ser feita e refeita, fortalecida tantas vezes quanto o cotidiano exigir. Em primeiro lugar, o processo permanente de iniciação apresenta uma serie de exigências para a evangelização: acolhida, diálogo, partilha, maior familiaridade com a Palavra de Deus e a vida em comunidade; Em segundo lugar, implica novas estruturas: grupos de iniciação cristã nos mais diversos lugares e horários, sempre disponíveis a acolher e apresentar Jesus Cristo e dar as razões da nossa esperança.  Implica assim, um novo perfil de agente evangelizador, no qual o Ministério do catequista assuma papel preponderante. Eles são a ponte entre o coração que busca descobrir ou  redescobrir Jesus Cristo e Seu seguimento na comunidade de irmãos em atitude coerente e na missão de colaborar na edificação do Reino de Deus. DGAE-41-42.

7.       Conforme a Conferência de Aparecida à iniciação à vida cristã é mais do que uma preparação aos sacramentos do Batismo, Crisma e Eucaristia. E sim, um seguimento permanente a Jesus. Mas, qual o Jesus que nós anunciamos em nossas comunidades?
8.       De que forma  fazer isso acontecer concretamente em nossas comunidades?

9.       Quais as mudanças de estruturas pastorais que precisamos realizar para sair de uma catequese ocasional para um processo permanente?
10.   Nas paróquias ou comunidades qual a metodologia usada para a aplicabilidade da catequese de Iniciação à Vida Cristã? Ou existe apenas uma preparação para a recepção dos Sacramentos?

“Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para o seu seguimento ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora.” (Documento de Aparecida, 287)


João Pessoa, 28 de março de 2012.

         Pe. José Carlos Ferreira Serafim
Coord. da Comissão Diocesana de Catequese de Iniciação Cristã












Um comentário:

  1. O documento postado foi entregue ao Secretário Geral do Sínodo Diocesano, Pe. Geraldo Magela Christovam, que será encaminhado para a Comissão de subsidios.

    ResponderExcluir