terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Brasão de Armas da Arquidiocese da Paraíba

 
Transcrição: Brasão de Armas da Arquidiocese de Nª. Senhora das Neves, de Paraíba, elevada em 1914
Escudo: de azul, semeado de flocos de neve, de prata, uma cruz plena, do mesmo metal, carregada com uma estrela de seis raios, de azul. Insígnias: Metropolitanas; mitra, sobre-cruz e báculo.
Comentário: O escudo é dedicado à Padroeira da Arquidiocese, Nª Senhora das Neves. Devoção essa, que tem a sua origem na construção da Basílica Santa Maria Maior, com a manjedoura da Gruta de Belém.
Segundo a tradição, o local foi indicado por neve no pleno verão, à qual o Papa Libério obedeceu como Sinal Celeste. Como todas as Basílicas Maiores, também esta foi reconstruída e a data da consagração, pelo Papa Sixto III, é feita no calendário litúrgico para o dia vespertino da Festa da Transfiguração de Nº. Senhor Jesus Cristo, 5 de agosto.
A estrela, Nª. Senhora, que nos comunicou a Luz, Cristo na manjedoura, “venite adoremus“. Nasceu o Redentor nas trevas do mundo, para que tenhamos a Luz para a nossa salvação e o esclarecimento à nossa mente a seguir, com o auxílio da celeste Padroeira, o sinal da Cruz, Nossa Luz.
São Paulo, 18 de novembro de 1980.
Ir. Paulo Lachenmayer O. S. B.
monge jub. da Bahia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário