terça-feira, 8 de maio de 2012

VISITA A REGIÃO VÁRZEA



No último dia 28 de abril do corrente ano a Comissão Arquidiocesana de Catequese da Iniciação Cristã esteve  em visita na Região Várzea.

Local do Encontro Praça Getúlio Vargas, Santa Rita-PB. O Encontro teve o seu início às 09h15minmin com a presença de 24 catequistas das paróquias:

Paróquia do Divino Espírito Santo – Cruz dos Espírito Santo-PB
Paróquia Nossa Senhora da Conceição- Matriz Centro- Sapé
Paróquia Nª Sª do Livramento- Santa Rita-PB
Paróquia Sagrado Coração de Jesus-Alto das Populares-Santa Rita-PB
Paróquia Sagrado Coração do Jesus Menino
Paróquia de Santa Rita – Santa Rita-PB
Paróquia Santa Teresinha- Nova Brasília –Sapé-PB

O Diácono Silvio Roberto de Alcântara Oliveira da Paróquia Nª Sª do Livramento saudou os presentes  e apresentou o Pe. José Carlos  Serafim ( coordenador da comissão Arquidiocesana de Catequese) que no momento falou o motivo de sua visita à Região.
Após a coordenadora Sonia Maria Maciel iniciou o Ofício Divino foi feita a recordação da vida e ela apresentou a paróquias presentes. Foi lido o Evangelho (Jo 6.60-69 )que foi refletido pelo Pe. Carlos que falou para todos quem é o catequista, que ele deve apresentar Jesus Cristo e fez uma retrospectiva sobre os evangelhos da Mulher com hemorragias, da Samaritana, do Cego de Jericó, da multiplicação dos pães, de Felipe que Pediu para ver o Pai e Jesus respondeu "Quem me vê vê o Pai. Todos são chamados a ver o Pai a acolhê-lo por meio do Filho. Depois falou da crise na Igreja que as pessoas não escutam mais. Convidou a todos a participarem conosco dos  3º Domingo no seminário.

Após Mª Bernadete Santana Medeiros ( da comissão arquidiocesana) falou da satisfação de estar ali em visita à Região e que tínhamos ido para ouvir dos coordenadores paroquiais o que estava acontecendo em suas paróquias. Como estava o processo da catequese de Iniciação Cristã no estilo catecumenal , o que eles tinham feito, e se não, quais as dificuldades encontradas.

Para melhor comodidade dos presentes foi feito um círculo onde ficamos frente a frente e cada um pode falar e expor  os trabalhos efetuados.
Encerrando o momento  Bernadete falou da ficha de cadastramento que deveria ser preenchida pedindo a colaboração de todos para que nós pudéssemos honrar o nosso compromisso com o Nordeste II.

O Pe. Ildembeerg agradeceu a presença dos componentes da comissão e deu graças a Deus por existir as dificuldades. Citou o exemplo de São Francisco dizendo que "Não começamos nada. Vamos começar agora" dirigiu-se aos catequistas dizendo que pensassem em duas coisas " O que é ideal e o que é real"e que ele estava muito feliz com a perseverança dos catequistas e que acredita no anúncio, no querigma que está sendo dado.

Foi feita uma avaliação pelos catequistas presentes de que a visita foi muito importante  , pois deu a oportunidade aos catequistas da região de se conhecerem como também  conhecerem as dificuldades e avanços de cada paróquia que está em sua volta.
A visita também foi motivo de motivação para seguirem em frente sabendo que não estão sozinhos.

O Pe. José Carlos agradeceu e fez a oração final e o Pe.Ildemberg deu a benção.

Um comentário:

  1. Fiquei muito contente com a visita da Equipe Arquidiocesana de Catequese a Região Várzea, pois tive dificuldade de também estar presente!Era uma oportunidade de visitar a minha cidade de Santa Rita, como também de conhecer os catequistas da Paróquia!"Deus lhes ama imensamente!"
    Lúcia Santana

    ResponderExcluir