domingo, 19 de agosto de 2012

COMEMORAÇÂO DO DIA DO CATEQUISTA



No ultimo dia 19 de agosto de dois mil e doze foi realizado no Colégio João XXIII no Roger o encontro Arquidiocesano da Pastoral Bíblico Catequética onde juntamente com os catequistas das Regiões comemoramos o dia do Catequista com mais uma Formação.
Após o 1º momento de silêncio e oração o Pe. José Carlos Ferreira Serafim (coordenador da comissão bíblico-catequética )saudou os catequistas e demonstrou a sua alegria pela presença dos jovens e adultos que ainda acreditam que é possível viver em Deus, que ainda é possível ir ao encontro de Deus.
Veja a Oração da Abertura do Encontro e a apresentação sobre o Conclílio Vaticano II.

Continuando falou: Neste ano nós pensamos algo diferente e este algo foi encontrar DEUS no silêncio. O silêncio é uma forma de comunicação. O silêncio inspira uma verdadeira comunicação. Após dar bom dia lembrou a Assunção de Nossa Senhora, abençoou a todos e os convidou para passar para a 2ª etapa do encontro.
Canto inicial
Uma Jovem Introduz a Imagem de Nossa Senhora até a mesa preparada para recebê-la.
Passamos para a recordação da vida.
Apresentado por Pe Julio
50 anos do Concílio Vaticano II – Ano Jubilar, marcou a história da Igreja no Brasil. O Papa João XXIII sonhou uma igreja aberta para o mundo à luz da palavra de Jesus. Ele se deixou continuar profeta de um mundo novo na Igreja.
40 anos do Rica- Ritual de Iniciação Cristã – Usado nas celebrações na Liturgia.
20 anos do Catecismo da Igreja Católica – importância deste documento que dar um norte a nossa vida cristã de Igreja e de Catequista.
Foi lembrado que o Concílio ainda está ecoando, a igreja ainda vive o Concílio. Lembramos aqui a Semana Teológica na nossa Arquidiocese com a presença de Dom José Maria Pires.
Próximo passo: Leitura Orante ou Lectio Divina – Apresentada por Pe. Carlos
Entrada da Palavra de Deus.
Canto: “Aquele que vos chamou é fiel (2x) fiel é aquele que vos chamou (1 ts)
Invocação do Espírito Santo
Texto bíblico At. 8,26-40
Somos convidados a esquecer de todos os barulhos externos e nos concentrarmos na leitura.
Fazer um profundo silencio interior lembrando o que leu.
Imaginar as pessoa, as coisas, o lugar, ouvir o que dizem, participar ou entrar em cena.
Atualizar a palavra ligando-a com a vida e ou outros textos da bíblia
Falar com Deus, ouvir e agradecer.
Formular um compromisso para a vida
Verificar palavra ou frase que mais o tocou, sentimento mais forte, maior dificuldade.
Registrar o que foi mais importante.
Escolher uma frase ou um salmo como resumo para memorizar.
Após Magnólia apresentou uma outra maneira de fazer e Lectio Divina conf. Arquivo anexo. Leitura- At.8,26-40
A partir do texto podemos perguntar:
1. Nós nos sentimos capacitados para explicar as escrituras aos nossos catequizandos de forma que eles entendam e depois anuciem Jesus com alegria?
2. Será que somos obedientes, temos a disposição, a sensibilidade de Filipe para explicar, ensinar os textos bíblicos para aqueles que Deus coloca em nosso caminho? Se não, o que nos falta?
4. Que processo de grande importância o episódio mostra-nos para aquela época e para nós nos dias atuais, em vista de conhecer Jesus, apaixona-se por Ele e anunciá-lo?
5. Encontre no texto alguns dos passos de grande relevância para a catequese de Iniciação à Vida Cristã em estilo catecumenal.
Canto: Eu sei, eu sei, eu sei, em quem acreditei. (2Tm 1,12).
Momento do Lanche:
Apresentação da Mensagem da XII Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos bispos sobre o Tema : “ Palavra de Deus na vida e na missão da igreja.” Arquivo anexo.
Magnólia rezou junto com todos o Pai Nosso dos Catequistas.
Preparação para a Adoração ao Santíssimo Sacramento.
O momento de Adoração ao Santíssimo foi de grande alegria e beleza! O Pe. Carlos, juntamente com os catequistas, sentou-se ao chão, fazendo-se “Um com todos”.Ele nos pediu que cada catequista ali presente fizesse uma oração. Pediu também que cada um procurasse carregar a sua cruz. No final, ele nos deu a bênção com o Santíssimo Sacramento . Após agradeceu as às Religiosas pelo serviços feito à Igreja, pela acolhida e permissão para ocupar o espaço no Colégio. Todos catequistas beijaram as mãos das religiosas presentes.
 
Maria Bernadete de Santana Medeiros
Secretária

Nenhum comentário:

Postar um comentário